Pages

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Navegações francesas, holandesas, e inglesas.

A expansão marítima inglesa, francesa e holandesa
Somente no começo do século XVI, a Inglaterra iniciou suaexpansão marítima. A Guerra dos Cem Anos e a Guerra das DuasRosas haviam atrasado o seu desenvolvimento marítimo. Mas,com a participação da burguesia, aliada ao governo dos Tudor,navegadores italianos a serviço da Inglaterra, como Sebastião eJoão Caboto, exploraram as regiões do Labrador e Terra Nova,no Canadá; e Walter Raleigh, explorou a região da Nova Ingla-terra (costa nordeste dos Estados Unidos). Lembrando que aInglaterra muito se utilizou de corsários para atacar navios deoutros países, para apropriação de carga.Por seu lado, os reis franceses eram os que mais contesta-vam as decisões papais que beneficiavam apenas os países ibé-ricos. Ironicamente, Francisco I exigia ver o testamento de Adão que dividia o mundo apenas entre Espanha e Portugal. O nave-gador italiano Giovanni Verrazano, em 1524, chegou ao sul doCanadá, explorou o rio Hudson e a baía onde mais tarde seriafundada Nova York; Jacques Cartier, em 1534, explorou o rioSão Lourenço, o mesmo tendo feito Samuel Champlain, quefundou Quebec (1609); La Salle, em 1682, navegou pela regiãodo Mississipi, reivindicando sua posse pela França, com o nomede Luisiana.
Mapa das navegações inglesas, francesas e holandesas.
A Holanda iniciou sua expansão apenas em meados do sécu-lo XVI, após as “Províncias Unidas da Holanda” se libertarem dodomínio espanhol. O navegante inglês Hudson, a seu serviço,explorou o rio que leva o seu nome. Mas, na verdade, a principalação da Holanda foi a criação de companhias mercantis privile-giadas. Essas companhias estabeleceram feitorias no Oriente efundaram colônias na América do Norte (Nova York). Organiza-ram ataques ao Brasil, que redundaram no “domínio holandês”do litoral nordestino.

18 comentários:

  1. legaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaallllllll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk legal nada nao fala o q eu quero seu paiaço

      Excluir
    2. arem de brigar seus burros e parem de chamar o outro de palhaço se não eu vou esculachar vcs seus viados

      Excluir
    3. gente no dia em que tiverem educação falem com responsabilidade

      Excluir
  2. Essas História é muito boa gostei isso vai da certo na minha pesquisa maravilhoso ainda mais quando a Inglaterra conseguiu estabelecer seu domínio!.

    ResponderExcluir
  3. adoooooooooooooooooooooorei.

    ResponderExcluir
  4. N encontrei eu queria q saco !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. muito legal gostei muito mesmo

    ResponderExcluir
  6. eu so nao gostei de uma coisa ele tem que aprender mais gramatica depois tem que ir pra historia por que tem erros de grafia violentos nesse texo

    ResponderExcluir
  7. bando de pé no saco não sabe nem explicar

    ResponderExcluir
  8. Aff eu coloquei uma coisa e apareceu outra!!Da é raiva eu to doidinha aqui eu tenho q terminar logo esse trabalho vale muita nota!!! aff

    ResponderExcluir
  9. Não apareceu nada do que eu precisava...

    ResponderExcluir
  10. nossa cheio de erros Ortograficos !!

    ResponderExcluir